'Houve um reconhecimento do trabalho do prefeito', diz Mano Medeiros sobre reeleição em 1º turno para o comando de Jaboatão dos Guararapes
Mano Medeiros, do PL, obteve 55,93% dos votos válidos. Jaboatão é o segundo maior colégio eleitoral do estado. 'Houve um reconhecimento do trabalho do prefeito', diz Mano Medeiros, prefeito de Jaboatão
Reeleito em primeiro turno para comandar o 2º maior colégio eleitoral de Pernambuco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Mano Medeiros (PL), disse que o resultado das urnas se deve à avaliação positiva da gestão pela população.
O gestor, que era vice-prefeito, assumiu a prefeitura em 2022, após Anderson Ferreira (PL) deixar o cargo para concorrer ao governo do estado (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
Mano Medeiros obteve 55,93% dos votos válidos, o equivalente a mais de 180.810 votos. A deputada federal Clarissa Tercio (PP) foi a segunda colocada. O ex-prefeito Elias Gomes (PT) ficou na terceira posição, seguido pelo ex-vereador Daniel Alves (Avante).
"Dois anos e seis meses como prefeito e essa resposta da população, com 56% de aprovação nas urnas, avalio como muito positiva. Houve um reconhecimento do trabalho do prefeito. O prefeito está na rua ouvindo, conversando com a população. Esse foi o grande diferencial, estar junto do povo e o povo reconheceu e deu a eleição do prefeito no primeiro mandato", afirmou Mano Medeiros.
Luiz José Inojosa de Medeiros, conhecido como Mano Medeiros, é natural do Recife, tem 56 anos e é casado. Seu patrimônio declarado é de R$ 481.199,35.
Com ele, foi eleita vice-prefeita Irmã Babate (PL), de 71 anos. Eles fazem parte da coligação “A mudança continua”, composta por PL, União Brasil, Democracia Cristã, Novo, Mobiliza, PRD, PSD, PDT e PRTB.
Questionado sobre ações para áreas de morro, Mano Medeiros disse que tem "investido forte" na questão, com parcerias e aportes do governo do estado e do governo estadual.
Em 2022, Jaboatão foi a cidade com o maior número de mortes na tragédia das chuvas que deixaram 133 mortos em Pernambuco. Na cidade, foram 64 óbitos, dezenas deles no bairro de Jardim Monte Verde, bairro que faz limite com o Recife.
"Estamos investindo em algumas áreas como Monte Verde, que foi realmente emblemática no nosso município, e estamos fazendo um trabalho de prevenção. Esse é o mais importante. Conscientizar as pessoas, ampliando as unidades da Defesa Civil e fazendo um trabalho de macrodrenagem no nosso município. Essa é a nossa preocupação, para a gente minimizar os efeitos dos invernos. É uma ação permanente, não paramos em nenhum momento", afirmou o prefeito.
No domingo (6), também foram eleitos 27 vereadores em Jaboatão. Quem obteve o maior número de cadeiras foi o PL, partido do prefeito, com sete parlamentares eleitos. O PRD obteve quatro; o PP e o PSD, três, cada; o Avante, o PDT e o DC, duas, cada; e o Mobiliza, PV, PT e o Solidariedade conseguiram eleger, cada um, um vereador.
"A Câmara foi composta por grande maioria de vereadores que irão dar uma sustentação ao prefeito. Só do nosso partido são oito vereadores, fora os partidos que fazem a composição. Então, nós temos grande maioria nesse momento. Vamos conversar a respeito da nova base que está se colocando à disposição da prefeitura", disse Mano Medeiros, equivocando-se ao falar sobre o número de vereadores eleitos pelo PL.
Propostas
Em seu plano de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as principais propostas de Mano Medeiros são a criação do Hospital da Mulher e da Criança e de um centro especializado em exames diagnósticos.
Também foi proposta a criação de quatro novas Unidades de Saúde da Família (USFs) na cidade, além da ampliação da rede de escolas em tempo integral do município de 11 para 30.
O candidato prometeu ainda a implantação do passe livre estudantil em Jaboatão, o retorno das festas da Manga e das Lavadeiras, a criação de uma agência do meio ambiente e a construção do Parque Municipal dos Manguezais.
Mano Medeiros, prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias